Ilustração 1: Obra de Remodelação Fachada no Porto – Janelas Nortalu
30 de junho de 2017 • 9:30 da manhã
Tim Adler – Telegraph
O alumínio tornou-se a opção de escolha para arquitetos que desenham janelas para novas habitações. Com os seus cizentos chiques de Navios de batalha ou uma cor de carvão subtil (Sablés) a caixilharia de alumínio percorreu um longo caminho desde a década de 1980.
No início da década de 1980, a minha família tinha portas de correr de alumínio. As janelas eram compostas por uma faixa de metal feia, elas não fechavam corretamente e lembro-me da minha mãe fazer um telefonema agressivo com o gerente da empresa que nos instalou a caixilharia para se queixar. Em suma, não foi bom.
As portas e janelas de alumínio percorreram um longo caminho desde então. Hoje, caixilhos de alumínio em Sablés subtis são a escolha do arquiteto quando se trata de desenvolvimentos modernos de nova construção, onde as suas linhas elegantes e finas ajudam a criar fachadas exteriores extradionarias.
Steve Camm, diretor de design de produtos da Everest, diz: “O alumínio modernizou-se muito nos ultimos anos. Muitas casas projetadas por arquitetos só são possíveis usando alumínio “.
Devido à força deste elemento metálico, são necessários cada vez mais perfis menores (comparativamente ao uPVC e madeira), para segurar o vidro e acessórios. O alumínio é intrinsecamente forte, o que significa que é possível criar janelas e portas realmente grandes sem a necessidade de suporte de caixilhos volumosos. Isso maximiza a área de vidro, o que lhe dá o melhor aspeto possível.
Camm diz: “É um aspeto muito mais moderno porque as linhas de visão são muito mais finas, o que significa que a maioria da sua janela será de vidro.
“O fato de você usar mais vidro é um enorme benefício para algumas pessoas. A maioria da sua janela será vidro, não caixilho e, portanto, térmicamente mais eficiente. ”
As janelas de alumínio mantêm uma aparência premium, enquanto lhe oferece todos os benefícios das janelas modernas
A evolução da tecnologia térmica significa que as janelas e portas de alumínio estão entre as melhores em isolamento térmico do mercado, devido as PRT (pontes de rutura térmica). Considerando que uPVC e madeira podem se expandir e se contrair quando a temperatura ambiente muda, o alumínio é altamente estável – não há expansão ou contração que tornaria as portas difíceis de abrir ou fechar
(n.t.: Isto não é completamente verdade. O alumínio expande/dilata mas emproporções muito menores).
“O alumínio tem o potencial de superar o uPVC para o isolamento quando se trata de áreas de vidro maiores, porque o vidro é um excelente isolador e temos que reforçar as barras de uPVC com aço, o que faz um menor desempenho térmico”, explica o Sr. Camm.
Praticamente sem manutenção, portas e janelas de alumínio são fortes, duráveis e altamente resistentes à corrosão. Ao contrário da madeira, elas não precisam de pintura ou verniz para mantê-los à prova de intempéries, e elas não sofrem ferrugem ou corroerão. Estas também nunca apodrecerão ou descascarão.
As habitações antigas geralmente possuem janelas e portas em aço. Esses materiais não funcionam bem, como o alumínio quando se trata de perda de calor, embora possuam uma estética agradável. As janelas de alumínio fazem a substituição perfeita, mantendo a aparência que você prefere, enquanto lhe oferece todos os benefícios das janelas modernas.
Ainda melhor, os caixilhos de alumínio são geralmente mais baratos do que a madeira, economizando dinheiro no início e no longo prazo.
Alguns pontos onde os sistemas de alumínio se destacam:
- O perfil de alumínio é isolado com poliamidas, projetadas especificamente para evitar a transferência de calor através do caixilho;
- Requer pouca manutenção;
- O alumínio é amigo do ambiente e reduz a pegada ecológica;
- Oferece soluções para todos os “bolsos”;
- O alumínio é forte e durável;
- O alumínio é reciclável;
- Têm soluções para criar um “look” idêntico tanto á madeira como ao aço e ferro;
- As soluções de lacagem e anodização oferecem uma vasta gama de cores para todos os gostos;
- Eficiência térmica aliada a um design impressionante;
E se o ambiente é uma preocupação, o alumínio é 100% reciclável sem perda de qualidade. Isso significa que, quando a sua janela eventualmente precisar de substituição, os quadros podem ser derretidos e refabricados num produto novo.